v. 6 (2015): VI Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana: etnomotricidades do sul

					Visualizar v. 6 (2015): VI Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana: etnomotricidades do sul

VI Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana: etnomotricidades do sul

Data: 03 a 06 de novembro de 2015
Local: Universidad Austral de Chile - Valdivia, Chile

O Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (CPQMH) é um evento acadêmico e científico internacional organizado desde 2003 pela “Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana” (SPQMH) e que até sua 5ª edição foi realizado na Universidade Federal de São Carlos-Brasil (UFSCar). Desde o início havia a intencionalidade dos/as organizadores/as a realização do evento de modo itinerante, ou seja, a cada evento outra cidade, na sede de uma das Instituições colaboradoras. Para o ano 2015, foi aprovada em Assembleia Geral Ordinária a proposta para realização do “VI Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana: etnomotricidades do sul” junto a Universidad Austral de Chile (UACh), localizada na cidade de Valdivia, sul do Chile. O CPQMH, ocorrido entre os dias 03 e 06 de novembro de 2015, teve como foco o diálogo de temas pertinentes à Ciência da Motricidade Humana (idealizada por Manuel Sérgio com base, especialmente, nas obras de Maurice Merleau-Ponty), fomentando a socialização dos resultados de estudos, pesquisas e relatos e experiência realizados por acadêmicos e acadêmicas da graduação, pós-graduação e profissionais de diversas áreas que têm suas produções pautadas na abordagem metodológica qualitativa.


Eixos Temáticos

  • CURRÍCULOS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM MOTRICIDADE HUMANA (ou AFINS): estudos, pesquisas e relatos de experiências relacionados às concepções/propostas curriculares para os cursos de formação em Ciência da Atividade Física, Ciências do Esporte, Educação Física, Motricidade Humana, observando ramos de intervenção, estágios curriculares, mercado de trabalho e legislação.
  • ECOMOTRICIDADE: estudos, pesquisas e relatos de experiências em contextos de intencionalidade às sinergias corpo-meio ambiente observando manutenção, transformação, mobilidade e sustentabilidade ambiental.
  • EPISTEMOLOGIA DA MOTRICIDADE HUMANA: estudos e pesquisas sobre fundamentação e epistemologia da Ciência da Motricidade Humana e seus ramos de intervenção.
  • ETNOMOTRICIDADE: estudos, pesquisas e relatos de experiências de práticas com características próprias de um povo/comunidade desenvolvidas com intencionalidade relacionada a processos educativos de tradição e resistência de tais manifestações.
  • OCIOMOTRICIDADE: estudos, pesquisas e relatos de experiências de práticas lúdicas, de divertimento, de lazer, de ócio e de contemplação.
  • MOTRICIDADE E ARTE: estudos, pesquisas e relatos de experiências de práticas envolvendo processos de criação relacionados à expressão corporal por meio das linguagens da dança, das artes visuais, teatrais e musicais, bem como as práticas corporais alternativas.
  • MOTRICIDADE E MANIFESTAÇÕES ESPORTIVAS OU PERFORMATIVAS: estudos, pesquisas e relatos de experiências de práticas relacionadas ao esporte institucionalizado ou emergente para diferentes públicos (classes sociais, gênero, faixa etária, raça-etnia…), particularmente no contexto comunitário.
  • MOTRICIDADE, BEM VIVER E SAÚDE: estudos, pesquisas e relatos de experiências de práticas desenvolvidas com intencionalidade relacionada a processos educativos de atenção e promoção do bem viver e da saúde.
  • MOTRICIDADE ESCOLAR: estudos, pesquisas e relatos de experiências de práticas desenvolvidas com intencionalidade relacionada a processos educativos, particularmente no contexto escolar.
Publicado: 2015-11-06

Edição completa