v. 7 (2017): VII Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana: ecomotridade e bem viver

					Visualizar v. 7 (2017): VII Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana: ecomotridade e bem viver

VII Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana: ecomotridade e bem viver

Data: 30 de outubro a 01 de novembro de 2017
Local: Universidade Federal de Sergipe - São Cristóvão-SE

O Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (CPQMH) é um evento acadêmico e científico internacional organizado desde 2003 pela “Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana” (SPQMH) e que até sua 5ª. edição foi realizado na Universidade Federal de São Carlos-Brasil (UFSCar). Desde o início havia a intencionalidade dos/as organizadores/as a realização do evento de modo itinerante, ou seja, a cada evento outra cidade, na sede de uma das Instituições colaboradoras. Assim, no ano de 2015 o colóquio ocorreu na Universidad Austral de Chile (UACh), localizada na cidade de Valdivia, sul do Chile. Para o ano 2017, foi aprovada em Assembleia Geral Ordinária a proposta para realização do “VII Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana: ecomotridade e bem viver” junto a Universidade Federal de Sergipe (UFS).

O evento tem como foco o diálogo de temas pertinentes à Ciência da Motricidade Humana (idealizada por Manuel Sérgio com base, especialmente, nas obras de Maurice Merleau-Ponty), fomentando a socialização dos resultados de estudos, pesquisas e relatos de experiência realizados por acadêmicos e acadêmicas da graduação, pós-graduação e profissionais de diversas áreas que têm suas produções pautadas na abordagem metodológica qualitativa.

Propósitos

–  Criar tempos e espaços mais abrangentes visando a constituição de um locus para que se dê continuidade aos estudos da Motricidade Humana que se desenvolvem de forma rigorosa e sistemática no interior das instituições;

–  Apresentar trabalhos realizados por pesquisadores de diversas instituições, abrindo possibilidade para o questionamento e reflexão das produções apresentadas;

–  Contribuir para o aprofundamento de um diálogo profícuo, crítico, estimulador e gerador de proposições aos/as profissionais relacionados/as a Motricidade Humana, Educação Física, Educação, Educação Ambiental, Educação Musical, Lazer, Artes, História, Sociologia, Turismo e áreas afins;

– Ressaltar, em todos os eixos do “VII Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana: Ecomotricidade e Bem Viver”, as sinergias entre “Ecomotricidade”, entendida conforme Rodrigues e Gonçalves Junior (2009), “[…] como práticas corporais desenvolvidas com intencionalidade, relacionada a processos educativos de reconhecimento das relações ser humano-meio ambiente, que primam pela sinergia entre educação ambiental, motricidade humana e pedagogia dialógica” (p. 987), e o princípio dos povos originários da América Latina denominado “Bem Viver”, o qual, em acordo com Quijano (2011):

“Bien Vivir” y “Buen Vivir”, son los términos más difundidos en el debate del nuevo movimiento de la sociedad, sobre todo de la población indigenizada en América Latina, hacia una existencia social diferente de la que nos ha impuesto la Colonialidad del Poder. “Bien Vivir” es, probablemente, la formulación más antigua en la resistencia “indígena” contra la Colonialidad del Poder. […] En el Quechua del Norte del Perú y en Ecuador, se dice Allin Kghaway (Bien Vivir) o Allin Kghawana (Buena Manera de Vivir) y en el Quechua del Sur y en Bolivia se suele decir “Sumac Kawsay” y se traduce en Español como “Buen Vivir”. Pero “Sumac” significa bonito, lindo, hermoso, en el Norte del Perú y en Ecuador. Así, […] “Sumac Kawsay” se traduciría como “Vivir Bonito” […] (p. 77).

Ampliando, assim, a discussão em torno dos estudos da Motricidade Humana, em diálogo crítico e igualitário com outras epistemologias e outros projetos coletivos estéticos que primam pelo con-vívio, pela co-existência, pela co-responsabilidade.

Publicado: 2017-11-01

Edição completa