Motricidade (pós)humana e a abordagem sobre o corpo na era da simulação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29181/2594-6463-2019-v3-n3-p213-221

Palavras-chave:

Motricidade Humana, Ambiente Virtual, Lazer, Educação, Formação Profissional

Resumo

Resumo

O prisma das mudanças impressas pelas eras digital e pós-digital é imenso e infindável, porém, a magnitude de envolvimento com as tecnologias depende do modo como se tem acesso às informações e dos arranjos sociais deflagrados pela necessidade de adaptação aos novos paradigmas. Entretanto, nem sempre, esses avanços foram pautados apenas nas necessidades humanas de resolver algum tipo de problema. Em algum momento e de alguma forma, percebe-se que a fonte de inspiração para a materialização desses recursos extrapola o âmbito da necessidade e se estabelece nas esferas do desejo e do prazer. Pensar como o Profissional da área de Motricidade Humana se insere neste contexto e se apropria dos recursos digitais para atualizar e dinamizar sua prática, representou o desafio deste ensaio, haja vista que esta relação ainda causa estranheza e necessita mais aprofundamento.
Palavras-chave: Motricidade Humana. Ambiente Virtual. Lazer. Educação. Formação Profissional.

(Post) human motricity and the body approach in the age of simulation

Abstract

The prism of the changes printed by digital and post-digital ages is immense and endless, but the magnitude of involvement with technologies depends on the way information is accessed and the social arrangements triggered by the need to adapt to new paradigms. However, not always, these advances were based only on human needs to solve some kind of problem. At some point and in some way, it can be seen that the source of inspiration for the materialization of these resources goes beyond the realm of necessity and is established in the spheres of desire and pleasure. Thinking how Human Motricity Professional fits into this context and appropriates digital resources to update and streamline their practice, represented the challenge of this essay, given that this relationship still causes strangeness and needs further study.
Keywords: Human Motricity. Virtual Environment. Recreation. Education. Professional Qualification.

La motricidad (post)humana y el enfoque del cuerpo en la era de la simulación

Resumen

El prisma de los cambios impresos por la era digital y post-digital es inmenso e interminable, pero la magnitud de la participación con las tecnologías depende de la forma en que se accede a la información y los arreglos sociales provocados por la necesidad de adaptarse a nuevos paradigmas. Sin embargo, no siempre, estos avances se basaron solo en las necesidades humanas para resolver algún tipo de problema. En algún momento y de alguna manera, se puede ver que la fuente de inspiración para la materialización de estos recursos va más allá del ámbito de la necesidad y se establece en las esferas del deseo y el placer. Pensar cómo el Profesional de la Motricidad Humana encaja en este contexto y se apropia de los recursos digitales para actualizar y racionalizar su práctica, representó el desafío de este ensayo, dado que esta relación todavía causa extrañeza y necesita más estudio.
Palabras clave: Motricidad Humana. Entorno Virtual. Ocio. Educación. Formación Profesional.

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Biografia do Autor

Gisele Maria Schwartz, LEL-Laboratório de Estudos do Lazer, DEF/IB/UNESP-Rio Claro, SP-Brasil

Licenciada em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1975), Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1991), Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1997) e Livre Docente em Atividades Expressivas pela Universidade Estadual Paulista (2004). Estágio Pós-Doutoral na Université du Québec à Trois-Rivières- Canadá (2011). Visiting Fellow na University of Birmingham-Reino Unido (2013), Estágio Senior/CAPES - Universidade de Lisboa - Portugal (2016). Professor Adjunto na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com atuação no Programa de Pós-graduação em Ciências da Motricidade, linha de pesquisa Educação Física, Esporte e Lazer/ Formação Profissional e Campo de Trabalho e no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, linha de pesquisa Tecnologias, Corpo e Cultura, atuando, principalmente, com os seguintes temas: psicologia do lazer, atividades de aventura, ambiente virtual, e-tourism, eSports, educação física, atitude e conduta lúdicas, gestão do esporte, gestão da informação sobre lazer. Membro pesquisador no LEL - Laboratório de Estudos do Lazer. Membro Pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisa em Gestão das Experiências de Lazer (GEPGEL) - GESPORTE/FEF-UnB. Membro Pesquisador no Centro de Estudos de Desenvolvimento do Desporto - Noronha Feio (CEDD-NF), FMH - Universidade de Lisboa. 

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Publicado

08/12/2019

Como Citar

SCHWARTZ, G. M. Motricidade (pós)humana e a abordagem sobre o corpo na era da simulação. MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana, São Carlos, v. 3, n. 3, p. 213–221, 2019. DOI: 10.29181/2594-6463-2019-v3-n3-p213-221. Disponível em: https://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2019-v3-n3-p213-221. Acesso em: 17 maio. 2024.