Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista Motricidades é uma publicação científica da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana e tem como objetivo divulgar artigos de pesquisa, artigos de revisão e ensaios inéditos com metodologias qualitativas, nos idiomas Português, Espanhol e Inglês, na área da Educação, em suas interfaces com Artes, Educação Física, Lazer, Meio Ambiente, Motricidade Humana e Saúde.

Processo de Avaliação pelos Pares

Avaliação cega por pares
Todas as submissões serão analisadas previamente pela Equipe Editorial, tendo como critérios a adequação, a qualidade e a originalidade dos textos. Caso atendam os critérios mínimos da revista, serão encaminhadas para pelo menos dois pareceristas ad hoc, indicados entre pesquisadores de reconhecida competência, especialistas nos conteúdos das propostas de submissão (pode ser designado mais um parecerista caso os editores considerem necessária uma terceira avaliação). O sigilo do nome dos autores, pareceristas e instituições será mantido durante todo o fluxo de avaliação.

Diretrizes para avaliação:

1. Adequação às normas de publicação na Revista Motricidades: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/about/submissions#authorGuidelines

2. Adequação à seção submetida (Artigo de Pesquisa, Artigo de Revisão ou Ensaio).

3. Relevância científica para a área e potencial para receber citações.

4. Atualidade e abrangência do tema tratado.

5. Originalidade e contribuições.

6. Estrutura e organização do texto.

7. Cuidados e procedimentos éticos (Declaração de Ética e Boas Práticas).

8. Coesão e coerência textual.

9. Clareza e consistência argumentativa.

10. Pertinência e atualidade da bibliografia referenciada e utilização das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

11. Adequação das versões em Português, Inglês e Espanhol do título, resumo e palavras-chave.

Periodicidade

Publicação quadrimestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Declaração de Ética e Boas Práticas

A Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana afirma o seu compromisso com as boas práticas de divulgação científica e com os mais elevados padrões de ética na avaliação e publicação acadêmicas.

Desse modo, preza pelo respeito às seguintes responsabilidades:

DOS/AS AUTORES/AS
Os/as autores/as declaram que: 1- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; 2- Autores/as ou fontes foram devidamente referenciados/as; 3- Todos/as os/as autores/as do texto submetido participaram de forma significativa da investigação; 4- Possíveis conflitos de interesses foram devidamente informados no momento de submissão da contribuição; 5- Fonte/s de apoio financeiro para a execução da pesquisa foi/foram devidamente informada/s; 6- Eventuais erros significativos ou imprecisões encontrados/as em seu/s trabalho/s serão notificados imediatamente aos Editores da revista; 7- O texto será revisado considerando a pertinência das sugestões dos pareceristas.

DOS/AS EDITORES/AS
Os/as editores/as declaram que: 1- Todo material submetido será analisado em programa antiplágio e em caso de constatação de irregularidades, haverá comunicação aos autores para adequações e reenvio. As submissões serão recusadas, caso persistam as irregularidades e em se comprovando qualquer tipo de plágio em textos já publicados, estes serão retirados do sistema; 2- As decisões sobre a aceitação ou não das submissões serão pautadas exclusivamente pelos pareceres, foco e escopo da revista e pelas diretrizes aos autores; 3- Todas as submissões serão analisadas previamente pela Equipe Editorial, tendo como critérios a adequação, a qualidade e a originalidade dos textos. Caso atendam os critérios mínimos da revista, serão encaminhadas para pelo menos dois pareceristas ad hoc, indicados entre pesquisadores de reconhecida competência, especialistas nos conteúdos das propostas de submissão (pode ser designado mais um parecerista caso os editores considerem necessária uma terceira avaliação); 4- O sigilo do nome dos autores, pareceristas e instituições será mantido durante todo o fluxo de avaliação; 5- Aos/às autores/as está assegurado o direito de recorrer das decisões editorais; 6- Reclamações sobre trabalhos submetidos ou publicados serão respondidas levando-se em consideração princípios de transparência e boas práticas em publicações acadêmicas.

DOS/AS PARECERISTAS
Os/as pareceristas declaram que: 1- Todas as submissões recebidas no âmbito da avaliação por pares serão tratadas como documentos confidenciais; 2- As avaliações serão realizadas de forma objetiva, clara e pautadas em argumentos, com o devido rigor científico; 3- Os editores serão notificados imediatamente se o manuscrito está dentro do escopo de pesquisa do/a avaliador/a e se há disponibilidade para avaliar o texto; 4- A tarefa de avaliação será rejeitada imediatamente caso haja qualquer conflito de interesse; 5- Os editores serão informados imediatamente, caso haja a identificação de más práticas de pesquisa, violações de direitos de autoria ou de plágio nos textos recebidos para avaliação.

Política de Verificação e Combate ao Plágio

A Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana seguirá as Diretrizes para a Integridade na Atividade Científica do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e os Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas do COPE (Committee on Publication Ethics) no combate ao plágio. Todo material submetido será analisado em programa antiplágio e em caso de constatação de irregularidades, haverá comunicação aos autores para adequações e reenvio.

As submissões serão recusadas, caso persistam as irregularidades e em se comprovando qualquer tipo de plágio em textos já publicados, estes serão retirados do sistema.

Backup e Recuperação de Dados

A Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana mantém backup eletrônico do conteúdo publicado em HD e nas plataformas Dropbox, Google Drive e Onedrive.

Chamada para Publicação

Revista Motricidades convida pesquisadores da área da Educação, em suas interfaces com Artes, Educação Física, Lazer, Meio Ambiente, Motricidade Humana e Saúde, a submeterem seus trabalhos.

Submissões em fluxo contínuo.
Publicação em:
-Final de Abril/Início de Maio;
-Final de Agosto/Início de Setembro;
-Final de Dezembro/Início de Fevereiro.

Não há cobrança de taxas de submissão, avaliação e publicação de artigos.

Diretrizes para autores clique aqui

Histórico do periódico

A Revista Motricidades é editada pela Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH), com sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A SPQMH foi fundada em junho de 2003, com a intenção de desenvolver estudos com metodologias qualitativas, na área de motricidade humana. Ao longo dos anos também foi incorporada a realização de investigações que primam pela perspectiva das Epistemologias do Sul, Ecologia de Saberes e Pedagogia Dialógica, nas áreas de Artes, Educação, Educação Física, Lazer, Meio Ambiente, Motricidade Humana e Saúde.