As belas imagens corporais

Autores

  • Paulo Sergio Bereoff Universidade Federal de Alagoas - UFAL/ Docente associado

DOI:

https://doi.org/10.29181/2594-6463-2020-v4-n1-p50-60

Palavras-chave:

Semiformação, Experiência Formativa, Técnicas Corporais, Indústria Cultural

Resumo

Resumo

Neste ensaio, tendo por objeto o potencial regressivo da heteronomia provocada pelas belas imagens padronizadas das atividades físicas midiatizadas pela Indústria Cultural, optamos em narrar a história deste mecanismo repressivo que paralisa e prende a subjetividade; isto por meio do procedimento dialético negativo e tendo como instrumento de análise a categoria estética na interlocução com Nietzsche e Adorno, para relacionar este conhecimento com o que ele não é: instintivo, sensível, pois, historicamente tem suas bases no pensamento identificante que está na essência da produção social. Assim, tentamos avançar no sentido de compreender este sistema racional que insiste em resumir a essência do desigual em ideias iguais e essenciais, apresentando como formas/aparências universais, técnicas corporais com um caráter estático, arquétipos de mediação entre o sujeito e o objeto, mas subtraindo daquele a experiência sensível com este, com o conteúdo, com a realidade corporal.
Palavras-chave: Semiformação. Experiência Formativa. Técnicas Corporais. Indústria Cultural.

The beautiful body images

Abstract

In this essay, which aims at the regressive potential of the heteronomy caused by the beautiful and standardized images of physical activities extensively promoted in the media by the Cultural Industry, we chose to narrate the history of this repressive mechanism that paralyzes and binds subjectivity. We carried this out by means of the negative dialectic procedure and by using the aesthetic class in the interlocution with Nietzsche and Adorno as an instrument of analysis to relate such knowledge to what it is not: instinctive, sensitive; once, historically, it is rooted in the identifying thought which is in the essence of social production. Thus, we tried to move ahead in the attempt to understand this rational system that insists on curtailing the essence of the unequal into equal and essential ideas, by presenting universal shapes/appearance as bodily techniques having a static character which are archetypes of mediation between the subject and the object, but they subtract from the former the sensitive experience with the latter, with the content, and with its body reality.
Keywords: Semi-Formation. Formative Experience. Body Techniques. Cultural Industry.

Las hermosas imágenes corporales

Resumen

En este ensayo, centrándose en el potencial regresivo de la heteronomía por las hermosas imágenes estandarizadas de las actividades físicas corporales mediadas por la Industria Cultural, elegimos narrar la historia de este mecanismo represivo que paraliza y encarcela a subjetividad; esto a través del procedimiento dialéctico negativo y la categoría estética en la interlocución con Nietzsche y Adorno, para relacionar este conocimiento con lo que no es: instintivo, sensible, porque históricamente tiene sus bases en el pensamiento identificativo que está en la esencia de la producción social. Así que tratamos de avanzar hacia la comprensión de este sistema racional que insiste en resumir la esencia de lo desigual en las ideas iguales y esenciales, presentando como formas/apariencias universales, técnicas corporales con carácter arquetipos de mediación entre el sujeto y el objeto, pero restando de aquel, la experiencia sensible con esto, con contenido, con la realidad corporal.
Palabras clave: Semiformación. Experiencia Formativa. Técnicas Corporales. Industria Cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Sergio Bereoff, Universidade Federal de Alagoas - UFAL/ Docente associado

Paulo Sérgio Bereoff é Pós-Doutor em Sociologia do Desporto pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Doutor em Educação na área de concentração de Filosofia da Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, Mestre em Educação na área de concentração de Educação Motora pela Universidade Metodista de Piracicaba, Especialista em Ciências do Esporte pela Faculdade de Educação e Cultura do ABC - FEC do ABC e Graduado em Educação Física pela Organização Santamarense de Educação e Cultura- OSEC. Atualmente é Professor Associado - DE da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Campus Maceió.

Referências

ADORNO, T. W. Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Paz e terra, 2002.

ADORNO, T. W. Sobre sujeito e objeto. In: ADORNO, T. W. Palavras e sinais: modelos críticos 2. Petrópolis-RJ: Vozes, 1995a. p. 181-201.

ADORNO, T. W. Progresso. In: ADORNO, T. W. Palavras e sinais: modelos críticos 2. Petrópolis-RJ: Vozes, 1995b. p. 39-45.

ADORNO, T. W. “O palácio de Janus”. In: ADORNO, T. W. Minima moralia: reflexões a partir da vida danificada. São Paulo: Ática, 1993a. p. 129-130.

ADORNO, T. W. Frutas anãs. In: ADORNO, T. W. Minima moralia: reflexões a partir da vida danificada. São Paulo: Ática, 1993b. p. 41-42.

ADORNO, T. W. “Para Terminar”. In: ADORNO, T. W. Minima moralia: reflexões a partir da vida danificada. São Paulo: Ática, 1993c. p. 215-216.

ADORNO, T. W. Teoria estética. Lisboa: Edições 70, 1988.

ADORNO, T. W. “Uber technik und humanismus”. In: Gesammelte Schriften 20, Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 1986. Tradução de Antônio Álvaro Soares Zuin. Disponível em: http://www.unimep.br/anexo/adm/13032015162121.pdf. Acesso em: 30 mar. 2020.

ADORNO, T. W. Dialética negativa. Madrid: Taurus, 1975.

BEREOFF, P. S. A técnica corporal: gradus ad parnassum para a arte da educação física escolar. Curitiba: Appris, 2018.

BEREOFF, P. S. Epistemologia da motricidade humana. Integração (USJT), v. 1, p. 55-59, 2007.

BEREOFF, P. S. Educação física escolar e a semiformação do trabalho corporal. In: LASTÓRIA, L. A. C. N.; COSTA, B. C. G. da; PUCCI, B. Teoria crítica, ética e educação. São Paulo: Autores Associados, 2001. p. 227-237.

BEREOFF, P. S. Experiência formativa e educação física. São Paulo: Editora Unisa, 1999.

CHAUÍ, M. S. Convite à filosofia. 6. ed. São Paulo: Ática, 1997.

FEREZ, O. C. Vida e obra de Nietzsche. In: NIETZSCHE, F. W. Obras completas. Coleção “Os Pensadores”. São Paulo: Nova Cultural, 1996. p. 5-15.

HORKHEIMER, M.; ADORNO, T. W. Ideologia. In: HORKHEIMER, M.; ADORNO, T. W. (Eds.). Temas básicos da sociologia. São Paulo: Cultrix, 1973. p. 184-205.

NIETZSCHE, F. W. O nascimento da tragédia no espírito da música. In: DUARTE, R. O belo autônomo. Belo Horizonte: UFMG, 1997. p. 201-220.

NIETZSCHE. F. W. Sobre o Nascimento da Tragédia. In: NIETZSCHE, F. W. Obras completas. Coleção “Os Pensadores”. São Paulo: Nova Cultural, 1996a. p. 45-48.

NIETZSCHE, F. W. A Arte em O Nascimento da Tragédia. In: NIETZSCHE, F. W. Obras completas. Coleção “Os Pensadores”. São Paulo: Nova Cultural, 1996b. p. 49-50.

PUCCI, B. Filosofia da educação: para quê ? Perspectiva, Florianópolis, v. 16, n. 29, p. 23-43, jan./jun. 1998.

PUCCI, B. (Org.). Teoria crítica e educação: a questão da formação cultural na Escola de Frankfurt. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.

Downloads

Publicado

29/04/2020

Como Citar

BEREOFF, P. S. As belas imagens corporais. MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana, São Carlos, v. 4, n. 1, p. 50–60, 2020. DOI: 10.29181/2594-6463-2020-v4-n1-p50-60. Disponível em: https://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n1-p50-60. Acesso em: 16 maio. 2024.