A Iconografia como metodologia de análise e leitura de obras
DOI:
https://doi.org/10.29181/2594-6463-2022-v6-n3-p197-212Palavras-chave:
Iconografia, Iconologia, Alegoria, História da Arte, Erwin PanofskyResumo
A Iconografia como metodologia de análise e leitura de obras
Resumo
O objetivo deste artigo foi analisar e apresentar de forma didática o método iconográfico proposto por Erwin Panofsky e verificar a sua utilidade na aplicação concreta a uma obra de arte. O estudo iniciou com uma pesquisa resumida sobre as origens, características e evolução da iconografia e do método de análise iconológico, enumerando os principais antecedentes do estudo iconográfico; seguindo com a descrição das três categorias em que subdivide o método por ele desenvolvido. Visando exemplificar a aplicação do método, realizamos a análise da pintura intitulada Le Radeau de la Méduse (Balsa da Medusa, 1818), de Théodore Géricault, partindo da identificação dos elementos simbólicos para a compreensão da obra como uma alegoria.
Palavras-chave: Iconografia. Iconologia. Alegoria. História da Arte. Erwin Panofsky.
Iconography as a methodology for analyzing and reading works
Abstract
The objective of this article was to analyze and depict, in a didactic way, the iconographic method proposed by Erwin Panofsky verifying its helpfulness in the concrete application of an artwork analysis. The study began with a brief survey on the origin, characteristics and evolution of iconography and the iconological analysis method, enumerating the main antecedents of the iconographic study; followed by a description of the three categories into which the method he developed was subdivided. Aiming to exemplify the application of the method, we carried out an analysis of the painting entitled Le Radeau de la Méduse (Raft of the Medusa, 1818), by Théodore Géricault, starting from the identification of the symbolic elements in order to understand the work as an allegory.
Keywords: Iconography. Iconology. Allegory. Art History. Erwin Panofsky.
La iconografía como metodología de análisis y lectura de obras
Resumen
El objetivo de este artículo fue analizar y presentar de forma didáctica el método iconográfico propuesto por Erwin Panofsky y verificar su utilidad en la aplicación concreta sobre una obra de arte. El estudio se inició con una pesquisa resumida sobre los orígenes, características y evolución de la iconografía y del método de análisis iconológico, enumerando los principales antecedentes del estudio iconográfico; siguiendo con la descripción de las tres subcategorías en las que se subdivide el método por él desarrollado. Con el objetivo de ejemplificar la aplicación del método, realizamos el análisis de la pintura intitulada Le Radeau de la Méduse (La Balsa de La Medusa, 1818), de Théodore Géricault partiendo de la identificación de los elementos simbólicos para la comprensión de la obra como una alegoría.
Palabras clave: Iconografía. Iconología. Alegoría. Historia del Arte. Erwin Panofsky.
Downloads
Referências
CANTINHO, M. J. Aby Warburg e Walter Benjamin: a legibilidade da memória. História Revista, Goiânia, v. 21, n. 2, p. 24-38, 2016.
CRUZ, M. L. G. Dos bestiários à Iconologia de César Ripa: a construção de representações políticas e religiosas nos alvores da Época Moderna. Mirabilia, v. 23, p. 189-203, jun.-dez. 2016. Disponível em: https://www.revistamirabilia.com/sites/default/files/pdfs/23.09_0.pdf. Acesso em: 26 de out. 2022.
EDITORS. Iconography. Encyclopaedia Britannica. Disponível em: https://www.britannica.com/art/iconography. Acesso em: 24 out. 2022.
FRANCK, J. Le sfumato de Léonard de Vinci et la couleur. Double Liaison: Physique, Chimie et Économie des Peintures et Adhésifs, v. 44, n. 492-493, p. 40-44, 1997.
GANDRA, M. J. Cesare Ripa na Biblioteca Nacional de Mafra e ecos da sua Iconologia (Roma, 1603) nas artes em Portugal: esquissos para uma exposição virtual. In: GANDRA, M. J.; LOPES, I. A. (coord.). Boletim Cultural 2006. Mafra: Câmara Municipal de Mafra, 2007. p. 11-88.
MARTINS, S. A Balsa da Medusa, Théodore Géricault. História das Artes, 07 jul. 2017. Disponível em: http://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/a-jangada-da-medusa-theodore-gericault/. Acesso em: 30 out. 2022.
MOLINA, L. G. Da prática à teoria: o método iconológico de Erwin Panofsky (1921, 1939, 1955). 41 p. 2010. Monografia (Licenciatura em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
PANOFSKY, E. Significado nas artes visuais. 4. ed. Tradução Maria Clara F. Kneese; J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2017.
RIPA, C. P. Iconologia del Cavaliere Cesare Ripa Perugino. Veneza: Preffo Criftoforo Tomafini, 1645. Disponível em: https://ia801607.us.archive.org/15/items/iconologia00ripa/iconologia00ripa.pdf. Acesso em: 27 out. 2022.
SIGNIFICADOS.com.br. Iconografia e Iconologia. Disponível em: https://www.significados.com.br/iconografia/. Acesso em: 24 out. 2022.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Patricia Maria Borges
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista, sem utilizá-lo para fins comerciais.