Não sou seu mestre: processos criativos em pintura na graduação em Artes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29181/2594-6463-2023-v7-n3-p251-259

Palavras-chave:

Pintura, Ensino Superior, Processos Criativos

Resumo

Não sou seu mestre: processos criativos em pintura na graduação em Artes

Resumo
O presente ensaio propõe uma análise crítica do ensino de disciplinas de pintura em nível de graduação, centrando-se no papel do professor-artista na orientação dos processos criativos dos acadêmicos, a fim de evitar uma abordagem autoritária de mestre. São apresentadas reflexões sobre a dinâmica da relação mestre e aprendiz, destacando a problemática associada à perpetuação dessa postura por parte do professor-artista. Na sequência, é exposta uma experiência na condução da disciplina “Oficina de Pintura II”, na qual busquei integrar pesquisa e ensino, proporcionando uma orientação enriquecedora em termos de possibilidades e discussões para o desenvolvimento de processos criativos individuais em pintura pelos acadêmicos.
Palavras-chave: Pintura. Ensino Superior. Processos Criativos.

I am not your master: creative processes in painting in the undergraduate Arts program

Abstract
This essay proposes a critical analysis of the teaching of painting disciplines at the undergraduate level, focusing on the role of the artist-teacher in guiding the creative processes of students, aiming to avoid an authoritarian master approach. Reflections on the dynamics of the master-apprentice relationship are presented, emphasizing the issues associated with perpetuating this stance by the artist-teacher. Subsequently, an experience in teaching the course “Painting Workshop II” is outlined, where I sought to integrate research and teaching, providing enriching guidance in terms of possibilities and discussions for the development of individual creative processes in painting by the students.
Keywords: Painting. Higher Education. Creative Processes.

No soy tu maestro: procesos creativos en pintura en la carrera de Artes a nivel universitario

Resumen
Este ensayo propone un análisis crítico de la enseñanza de asignaturas de pintura a nivel de grado, centrándose en el papel del profesor-artista en la orientación de los procesos creativos de los académicos, con el objetivo de evitar un enfoque autoritario de maestro. Se presentan reflexiones sobre la dinámica de la relación maestro y aprendiz, destacando la problemática asociada con la perpetuación de esta postura por parte del profesor-artista. A continuación, se expone una experiencia en la dirección de la asignatura “Oficina de Pintura II”, donde busqué integrar la investigación y la enseñanza, brindando una orientación enriquecedora en términos de posibilidades y discusiones para el desarrollo de procesos creativos individuales en pintura por parte de los académicos.
Palabras clave: Pintura. Educación Superior. Procesos Creativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, A. M. Ensino da arte e do design no Brasil: unidos antes do modernismo. Revista Digital do LAV, v. 8, n. 2, p. 143-159, 2015.

BARTHES, R. Como viver junto: simulações romanescas de alguns espaços cotidianos. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BARTHES, R. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BARTHES, R. Aula. São Paulo: Cultrix, 2007.

GOMBRICH, E. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

KARATÊ KID - a hora da verdade. Direção: John Guilbert Avildsen. Intérpretes: Ralph Macchio, Pat Morita, Elisabeth Shue et al. Roteiro: Robert Mark Kamen. Estados Unidos: Columbia Pictures; Sony Pictures, 1984. 1 filme (2h6min.)

OSTROWER, F. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 1993.

PESSOA, P. A fotografia como referência em processos criativos da pintura brasileira no século XXI: possibilidades e convergências. 2023. 333 f. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagens) – Faculdade de Artes, Letras e Comunicação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2023.

PESSOA, P.; GHIZZI, E. Processos criativos na pintura contemporânea: da pesquisa à sala de aula. Revista Apotheke, v. 6, n. 1, p. 120-131, 2020.

SALLES, C. Crítica genética e semiótica: uma interface possível. In: ZULAR, R. (org.). Criação em processo: ensaios de crítica genética. São Paulo: Iluminuras, 2002. p. 177-201.

SALLES, C. Gesto inacabado: processo de criação. São Paulo: FAPESP, 2004.

UFMS. Faculdade de Artes, Letras e Comunicação. Projeto pedagógico do curso de artes visuais. Campo Grande: FAALC/UFMS, 2014.

Downloads

Publicado

07/12/2023

Como Citar

PESSOA, P. Não sou seu mestre: processos criativos em pintura na graduação em Artes. MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana, São Carlos, v. 7, n. 3, p. 251–259, 2023. DOI: 10.29181/2594-6463-2023-v7-n3-p251-259. Disponível em: https://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n3-p251-259. Acesso em: 28 abr. 2024.