Arte popular na região fronteiriça Brasil-Paraguai

Autores

  • Paulo César Antonini de Souza Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC) Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande-MS Núcleo de Investigação de Fenomenologia em Artes (NINFA)
  • Maria Carolina Rodrigues Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC) Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande-MS Núcleo de Investigação de Fenomenologia em Artes (NINFA)

DOI:

https://doi.org/10.29181/2594-6463-2019-v3-n3-p154-166

Palavras-chave:

Artistas Populares, Fronteira Seca, Epistemologia, Intencionalidade

Resumo

Resumo

Este artigo descreve o percurso investigativo originado por uma pesquisa vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC desenvolvida no biênio 2016/2017, objetivando compreender a inexistência de artistas visuais bidimensionais na região de fronteira seca, situada no encontro entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. Com abordagem qualitativa e condução fenomenológica, a pesquisa situada abarcou o período de 04 a 10 de abril de 2017 e se fundamentou pela análise do conteúdo de cinco Diários de Campo, considerando o registro de conversas desenvolvidas com seis interlocutores em atuação na área de artes. Os resultados da investigação denotam quatro elementos que podem auxiliar a superar os fatores da inexistência de artistas populares bidimensionais naquela região, promovendo um espaço que os acolha e considere.
Palavras-chave: Artistas Populares. Fronteira Seca. Epistemologia. Intencionalidade.

Popular art in the Brazil-Paraguay border region

Abstract

This article describes the course of a research originated from the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC developed in the 2016/2017, in order to understand the absence of bidimensional visual artists in the border region between Ponta Porã and Pedro Juan Caballero. Using a qualitative approach of phenomenological conduct, the situated research it happened in April 4 to 10, 2017 and was based on the analysis of the content of five Field Diaries, considering notes of conversations developed with six interlocutors working in the arts. The research results indicate four elements that can help overcome the lack of bidimensional popular artists in that region, promoting a space that welcomes and considers them.
Keywords: Popular Artists. Dry Frontier. Epistemology. Intentionality.

Arte popular en la región fronteriza Brasil-Paraguay

Resumen

Este artículo describe el camino de investigación originado por una investigación vinculada al Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, desarrollada en el bienio 2016/2017, con el objetivo de comprender la inexistencia de artistas visuales bidimensionales en la región de la frontera seca, ubicada en la reunión entre Ponta Porã y Pedro Juan Caballero. Con un enfoque cualitativo y una conducción fenomenológica, la investigación abarcó el período del 4 al 10 de abril de 2017 y se basó en el análisis de contenido de cinco diarios de campo, considerando las anotaciones. Se desarrollaron conversaciones con seis interlocutores que trabajan en el área de las artes. Los resultados de la investigación denotan cuatro elementos que pueden ayudar a superar los factores de la ausencia de artistas populares bidimensionales en esa región, promoviendo un espacio que los acoge y los considera.
Palabras clave: Artistas Populares. Frontera Seca. Epistemología. Intencionalidad.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, A. A. Textos do Trópico de Capricórnio: artigos e ansaios (1980-2005). São Paulo: Editora 34, 2006.

BARTRA, E. O nu na arte popular mexicana. Revista Trama Interdisciplinar, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 16-30, 2016.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

CANCLINI, N. G. A socialização da arte: teoria e prática na América Latina. São Paulo: Cultrix, 1980.

DECKNIS, P. P.; SOUZA, P. C. A. Caracterização da arte popular em Pedro Juan Caballero: identificação do campo. PIBIC 2016/2017. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2017.

HUERTA, B. Raices que florecen. Son y arte para llevar, México, n. 5, p. 13, jul. 2018.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades. 2010. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/v3/cidades/home-cidades>. Acesso em: 10 ago. 2019.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. 3. ed. Tradução de Carlos Alberto R. de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

MERLEAU-PONTY, M. O olho e o espírito. In: MERLEAU-PONTY, M. O olho e o espírito seguido de A linguagem indireta e as vozes do silêncio e A Dúvida de Cézanne. São Paulo: Cosac & Naif, 2004. p. 13-46.

MORAIS, F. O Brasil na visão do artista: o país e sua cultura. São Paulo: Prêmio, 2003.

NASCIMENTO, V. A. Fronteiriço, Brasileiro, Paraguaio ou Brasiguaio? Denominações Identitárias na Fronteira Pedro Juan Caballero (PY) e Ponta Porã (BR). Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 105-137, dez. 2014.

RODRIGUES, M. C.; SOUZA, P. C. A. Identidade na arte popular de fronteira: a arte popular em Ponta Porã. PIBIC 2016/2017. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2017.

SILVA, M. A. Abordagem sobre trabalho artesanal em histórias de vida de mulheres. Educar em Revista, Curitiba, n. 55, p. 247-260, 2015.

SOUZA, P. C. A. A. Arte de fronteira: significações de artistas populares, 2015. 15f. Projeto de Pesquisa. Centro de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2014a.

SOUZA, P. C. A. O mundano e o promíscuo na arte latinoamericana: a prática social de pintores populares. 2014b. 320 p. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014. Disponível em: <https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2336/5840.pdf?sequence=1>. Acesso em: 10 ago. 2019.

SOUZA, S. P. B; SOUZA, P. C. A. Visualidade da arte popular: contatos iniciais em Campo Grande/MS. PIBIC 2015/2016. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2016.

TORRECILHA, M. L. A fronteira, as cidades e a linha. Campo Grande: UNIDERP, 2004.

Downloads

Publicado

08/12/2019

Como Citar

ANTONINI DE SOUZA, P. C.; RODRIGUES, M. C. Arte popular na região fronteiriça Brasil-Paraguai. MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana, São Carlos, v. 3, n. 3, p. 154–166, 2019. DOI: 10.29181/2594-6463-2019-v3-n3-p154-166. Disponível em: https://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2019-v3-n3-p154-166. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa