Representação e simbolismo: artes visuais na fronteira Brasil/Bolívia

Autores

  • Paulo César Antonini de Souza Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande-MS
  • Derick Trindade Bezerra Núcleo de Investigação de Fenomenologia em Artes (NINFA/UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.29181/2594-6463-2020-v4-n3-p286-296

Palavras-chave:

Artes Visuais, Arte Popular, Arte Regional, América Latina

Resumo

Resumo

Tendo por campo de investigação o Festival da América do Sul Pantanal (FASP) em 2018, na cidade de Corumbá (Brasil), objetiva-se identificar a materialidade e conceitos que permeiam as manifestações artísticas bidimensionais nesta região de fronteira, a partir da percepção de artistas da Bolívia. A pesquisa se organizou em duas fases: na primeira foi realizado um levantamento em plataformas online de produções acadêmicas em artes visuais, com foco no trabalho bidimensional, utilizando os descritores “arte popular” e “estética latina” resultando em três artigos. Na segunda fase foram selecionados dois trabalhos de uma artista da Bolívia, participante da mostra “Conexão Santa Cruz”, realizada durante o FASP 2018, que foram analisados em seus níveis representacional e simbólico. Pela interpretação das imagens foi possível construir uma leitura sobre a perspectiva da artista a respeito de suas condições culturais dentro da ordenação social em que se encontra situada.
Palavras-chave: Artes Visuais. Arte Popular. Arte Regional. América Latina. 

Representation and symbolism: visual arts on the Brazil/Bolivia frontier

Abstract

Having as research field the Festival da América do Sul Pantanal (FASP) in 2018, in the city of Corumbá (Brazil), the objective is to identify the materiality and concepts that permeate the two-dimensional artistic manifestations in this border region, from the perception of artists from Bolivia. The research was organized in two phases: in the first, a survey was carried out on online platforms of academic productions in visual arts, focusing on two-dimensional work, using the descriptors “arte popular” and “estética latina” resulting in three articles. In the second phase, two works were selected by an artist from Bolivia, participating in the exhibition “Conexão Santa Cruz”, held during FASP 2018, which were analyzed at their representational and symbolic levels. Through the interpretation of the images, it was possible to construct a reading on the artist’s perspective regarding her cultural conditions within the social order in which she is located.
Keywords: Visual Arts. Folk Art. Regional Art. Latin America.

Representación y simbolismo: artes visuales en la frontera de Brasil/Bolivia

Resumen

Teniendo como campo de investigación el Festival de Sudamérica Pantanal (FASP) en 2018, en la ciudad de Corumbá (Brasil), el objetivo es identificar la materialidad y conceptos que permean las manifestaciones artísticas bidimensionales en esta región fronteriza, desde la percepción de artistas de Bolivia. La investigación se organizó en dos fases: en la primera, se realizó una encuesta en plataformas online de producciones académicas en artes visuales, con foco en el trabajo bidimensional, utilizando los descriptores “arte popular” y “estética latina” dando como resultado tres artículos. En la segunda fase, dos obras fueron seleccionadas por un artista de Bolivia, participante de la exposición “Conexão Santa Cruz”, realizada durante FASP 2018, que fueron analizadas en sus niveles representativos y simbólicos. A través de la interpretación de las imágenes, fue posible construir una lectura sobre la perspectiva de la artista sobre sus condiciones culturales dentro del orden social en el que se ubica.
Palabras clave: Artes Visuales. Arte Popular. Arte Regional. América Latina.

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Referências

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Publicado

18/12/2020

Como Citar

ANTONINI DE SOUZA, P. C.; BEZERRA, D. T. Representação e simbolismo: artes visuais na fronteira Brasil/Bolívia. MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana, São Carlos, v. 4, n. 3, p. 286–296, 2020. DOI: 10.29181/2594-6463-2020-v4-n3-p286-296. Disponível em: https://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n3-p286-296. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

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